Móveis ecológicos: fique por dentro dessa tendência!

Móveis ecológicos: fique por dentro dessa tendência!

Por Buzzo Marcenaria |22/12/2018 | Dicas, Para Você

Uma forte tendência na área de móveis é a utilização de materiais naturais ou reciclados. A crescente preocupação com o meio ambiente se reflete no hábito de consumo de muitas pessoas, cada vez mais interessadas em produtos sustentáveis.

Para atender à nova demanda, os móveis ecológicos vieram com tudo! Por meio da reciclagem, é possível criar peças de qualidade, estilo e bom gosto, e o melhor: sem agredir a natureza. Além dos benefícios ambientais gerados pela reciclagem, os móveis ecológicos também conferem a qualquer espaço beleza e estilo, com um design moderno e diferenciado.

Quer saber mais sobre essa tendência? Acompanhe nosso artigo de hoje!

O que são móveis ecológicos
Os móveis ecológicos são móveis produzidos com materiais reciclados ou produtos recicláveis, possuindo uma vida útil maior e consumindo menos energia ao longo do processo de produção.

Existem dois tipos de reciclagem utilizada na fabricação dos móveis:

Produtos recicláveis
Esses móveis são criados com a reutilização de outros produtos recicláveis, como latinha de alumínio, garrafas pet, etc.

Matérias-primas recicladas
Os objetos são fabricados com o reaproveitamento de alguma matéria-prima, como a madeira reciclada.

Como os móveis ecológicos são feitos
Quando falamos em sustentabilidade, devemos considerar diversos aspectos na produção de um produto, não apenas sua procedência natural. Deve-se incluir também o consumo de energia e água, a qualidade, a possibilidade de substituir as peças, e o desperdício gerado em sua produção.

Para a produção de móveis ecológicos, materiais recicláveis ou reciclados são os mais utilizados. Além da madeira reciclada, as garrafas pets, por exemplo, são muito empregadas na produção de fibras têxteis, sendo muito resistente.

Madeiras de demolição também são uma tendência no mercado de móveis. Além de ecologicamente correta, por ser reaproveitada, a madeira de demolição tem alta qualidade e é muito apreciada pelos consumidores.

Como saber se eles são realmente eco-friendly
Se você está em busca de móveis eco-friendly, pode optar por móveis de madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), que garante que o mobiliário é correto em todos os sentidos ambientais.

No caso de móveis com detalhes em tecido, dê preferência a tecidos naturais e sem pigmentos artificiais.

Quais são os cuidados que móveis ecológicos precisam
Fazendo uma correta manutenção, os móveis ecológicos tendem a apresentar uma grande durabilidade, podendo por durar muitas décadas. Esses móveis exigem pequenos cuidados de limpeza, bastando um pano umedecido com água e sabão neutro para limpá-lo sempre que necessário. Você também pode revesti-lo se desejar protegê-lo por mais tempo.

A relação custo x benefício de móveis ecológicos é excelente em relação aos móveis de produção convencional. Isso porque, devido ao reaproveitamento de materiais, os produtos de uma linha sustentável podem apresentar preços inferiores a móveis similares não ecológicos. As características principais são beleza, resistência e visão ambiental.

Com o aumento da degradação ambiental, a proteção do meio ambiente deve estar entre nossas principais preocupações. Os móveis ecológicos integram todos os níveis de produção e desenvolvimento do produto, visando redução de resíduos e utilização de materiais sustentáveis, apresentando, além disso, grandes vantagens competitivas.

Aliar bom gosto e preservação do meio ambiente é possível graças ao desenvolvimento de técnicas de reaproveitamento e um design bonito e eficiente.

Gostou de saber mais sobre os móveis ecológicos? Curta a nossa página do Facebook também e fique por dentro de matérias incríveis!

Compartilhar Post